Projetos Artes Integradas da Secult finaliza atividades culturais com êxito

ART-300x240

No último sábado (14) a Secretaria Municipal de Cultura, fechou a programação do Projeto Artes Integradas, iniciada no dia 12 de abril e realizado no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho.

O evento reuniu produtores culturais de Senhor do Bonfim e região e apresentou ao público bonfinense show musical, monólogo, sarau e uma série de palestras e mesa-redonda.

Leide Oliveira – Dentre as palestrantes estava Leide de Oliveira, bonfinense, professora de história. Portadora de transtorno bipolar Leide encontrou na expressão artística uma forma de libertação. Venceu a depressão ao se inspirar no documentário “Estamira”, do cineasta brasileiro Marcos Prado (diretor dos filmes Tropa de Elite).

A partir disso, a professora pintou suas sensações e as apresentou em duas exposições na cidade de Juazeiro. Após a mostra, Leide discutiu o tema: Depressão e suas Máscaras.  No final do mês a bonfinense realizará uma mostra no Campus da Uneb, em Juazeiro. “A arte fez com que controlasse meu humor e acabou com minhas crises de pânico” – revelou a bonfinense que aproveitou a ocasião para agradecer. “Graças ao apoio da Prefeitura de Senhor do Bonfim eu pude realizar o meu projeto de arte “Estamira”.

O evento também contou com a participação de especialistas que levaram informações e esclarecimentos sobre os transtornos psíquicos através de  relatos, apresentando de tratamento. Dentre os profissionais estavam: Plauto Oliveira (Psiquiatra); Marcela Cavalcante ( Psicóloga); Suzana Cardoso (Psicopedagoga).

Fonte: Blog do Cleber Vieira




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *